domingo, 11 de julho de 2010

Espanha campeã mundial de futebol

Copa do Mundo 2010 - FINAL

Espanha 0 (1) x Holanda 0 (0) - Prorrogação

A Espanha tornou-se campeã da Copa do Mundo da África do Sul neste jogo nervoso, truncado, com chances de gol de lado a lado e boas atuações dos dois goleiros. No primeiro tempo tivemos um festival de cartões amarelos e jogadas ríspidas, com pouco futebol para ser admirado. Somente no final do tempo normal, e principalmente na prorrogação, pudemos assistir a uma partida com emoção, mas com a maioria dos jogadores apresentando uma atuação abaixo da esperada.
Só depois da expulsão do holandês Heitinga que a Espanha conseguiu o gol do título. Iniesta chutou e a jabulani balançou as redes. Sim, a "Fúria" - ou "La Roja" - conquistou o Mundial 2010. Apesar de magras vitórias, a maioria por 1 a 0, os espanhóis evitaram na final que a decisão caminhasse para os pênaltis, o que sem dúvida nos deixa uma sensação de vitória do futebol ofensivo.
Quanto ao time holandês, praticou também um futebol em busca da vitória, apesar de alguns lances violentos. Cabe ressaltar a sonora vaia para a arbitragem no momento da subida do trio inglês ao palco, que simbolizou o descontentamento com o péssimo nível durante a Copa.
Conforme eu havia previsto como um dos fortes candidatos no início do torneio, o uruguaio Forlan foi escolhido o melhor jogador da Copa, e o alemão Muller a revelação, mas aí sem minha participação futurológica. Devemos elogiar a bela, enxuta e comovente cerimônia de encerramento, que em 30 minutos e sem nenhum discurso, como deveriam transcorrer nestes eventos, coroou esta Copa do Mundo no continente africano - inclusive com a aparição de Nelson Mandela.
Sem dúvida o torneio superou nossas expectativas positivamente, mesmo contando com a polêmica "Jabulani", que em zulu significa "Celebração", e com vuvuzelas enlouquecidas, tornando-se as maiores estrelas da Copa, ajudando a celebrar a alegria do futebol.
A outra estrela, a primeira em sua história no clube dos ganhadores, fica merecidamente com a Espanha.

O TOC-cedor agradece aos que o acompanharam durante a Copa do Mundo e voltará em breve assim que a obsessão por futebol e a compulsão por vitórias o desafiarem a escrever. Até breve.

Um comentário:

  1. Olá,
    acho que este mundial de futebol teve surpresas e grandes diferenças que ficam para a história:

    - Espanha foi pela primeira vez campeã,

    - e o evento foi, pela primeira vez, realizado no continente Africano,

    E tudo fica bem, quando acaba bem,

    Parabéns ao Mundo !

    ResponderExcluir