quinta-feira, 8 de julho de 2010

Balanço da Copa

Pelo TOC-cedor
Hoje pensei em escrever a respeito da apresentação do logo do Mundial 2014 no Brasil. Mas após ouvir o presidente da Fifa agradecer no final de seu discurso dizendo "Muchíssimas gracias" em português, desisti. Assim sendo, gostaria de fazer uma analogia entre a participação das seleções na Copa e o que vemos em nossa sociedade.
São 4 grupos. No rol das que confirmaram as expectativas coloco África do Sul, México, Nigéria, Coréia do Sul, Grécia, Argélia, Eslovênia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Norte, Honduras e Suíça.
Entre as que surpreenderam positivamente começo,, é óbvio, com o Uruguai. Em em menor grau estão Paraguai, Eslováquia, Gana, Japão, Chile e Estados Unidos.
As que prometeram e decepcionaram compõem um grupo grande, com Argentina, Brasil, Inglaterra, e principalmente Itália e França, que não passaram da primeira fase.
Logo atrás aparecem as inicialmente menos cotadas Sérvia, Camarões, Costa do Marfim, Dinamarca e Portugal.
Finalmente, Alemanha, Holanda e Espanha prometeram um bom desempenho na Copa e cumpriram.
Sábado às 15:30h teremos a disputa pelo terceiro lugar entre o forte time jovem da Alemanha - talvez um pouco abatido por não ir à final - e o motivado Uruguai, para quem esta seria uma conquista brilhante. O alemão Klose também tem uma motivação especial pela maior artilharia em todas as Copas, e do lado uruguaio a volta do "fortuito goleiro" Suarez. Sem dúvida, um bom aperitivo para a final e para começarmos a nos despedir da Copa do Mundo da África do Sul e das vuvuzelas atordoantes.
O TOC-cedor é compulsivo por vitórias, e detesta os empates.

3 comentários:

  1. Antes que o TOC-cedor entre em DPC - depressão pós-copa - perdoando o muchíssimas gracias (é preciso perdoar)... Você gostou ou não gostou da logo da Copa para 2014?
    Ah! Legal a definição do futebol alemão como "mecatrônico", mas afinal o que falta naquele futebol para agradar ao TOC-cedor?

    ResponderExcluir
  2. uns fizeram bonito, surpreenderam.
    outros nem por isso, se calhar derivado do excesso de confiança ou estrelismo.
    mas, no futebol como em todo o desporto,
    há vários factores envolvidos e um de grande peso que é a sorte,

    e terá sido sorte este polvo que acertou sempre o resultado dos jogos ?
    até hoje na final deu Espanha campeã,
    http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/07/polvo-profeta-faz-sua-despedida-na-copa-do-mundo-de-2010.html

    e no Brasil em 2014, vamos ter um papagaio vidente ??

    Maria José
    Braga - Portugal

    ResponderExcluir
  3. Maria José, gostei da idéia da substituição do polvo pelo papagaio vidente,se possível bem verde, amarelo, azul e branco, cujo nome sugiro PAJECO. Vamos sugerir para o "mundo" esta grande idéia. Até a próxima copa. Vera

    ResponderExcluir