sábado, 13 de novembro de 2010

Um dia num feriado em SP

Desde que vim morar em São Paulo, nunca havia ficado por aqui em um feriado cheio de programações divertidas. No dia de finados a cidade não ofereceu muita coisa boa... Mas na comemoração da proclamação da República parece que a agenda ficou pequena para tantos eventos.

Assim sendo, resolvi fazer diferente. Ao invés de investir em uma videoreportagem sobre algo bacana, preferi contar o que fiz e deixar a dica para quem não pode viajar nos feriados ou para aqueles que moram em cidades próximas e gostariam de aproveitar a rica eferverscência cultural daqui.

Bienalize-se

Ontem foi dia de cultura pura em dose dupla. Durante a tarde, visitei a 29ª Bienal de São Paulo, que traz artistas do mundo todo para expor suas obras. Lá estão Nuno Ramos, Gil Vicente, Ai Weiwei, Paulo Bruscky, entre tantos outros que figuram como os nomes mais importantes no circuito artístico mundial.

Para aproveitar aos clássicos, ter a oportunidade de vivenciar as instalações mais comentadas e aplaudidas dos últimos tempos, eu recomendo fazer o passeio pelos quatro andares recheados de arte com a edição de setembro da Revista Bravo, que traz três roteiros bem montados para uma volta pelo pavilhão.

Claro que em 3 horinhas não eu tempo de ver tudinho de tudo. Mas dá para sentir a Bienal e ficar com aquele gosto de "quero mais!".

Se você gostou da idéia e pretende conferir a mostra, preste atenção na obra censurada e já exposta do argentino Roberto Jacoby. Será que faz sentido tanto barulho em torno de sua "militância política"?



A imagem de Dilma influenciaria os eleitores a escolhê-la como candidata.


O painel traz a imagem de Serra e Dilma, lado a lado.

Correndo contra o tempo

O conceito para a obra Escapement, do Raqs Media Collective, brinca com a fama de cidades espalhadas pelo mundo real, e por aquele que habita nossa imaginação.

Como é São Paulo?

Como é Buenos Aires?

E Macondo?

27 relógios mostram o tempo do planeta

Marca-passo

Tatiana Trouvé tem a bela instalação 350 Points towards Infinity, proibida para quem tem marca-passo devido ao campo magnético criado pela obra.

Visitantes observam a obra

Confira a lista completa de participantes e um pouco da história de cada arte dessa edição da Bienal no site oficial.

Um comentário:

  1. Dilma venceu! Nós machos estamos torcendo para o sucesso desta lutadora mulher, que será, espero, mais racional e técnica, menos emotiva e pragmática, mas que possivemente cobrará mais trabaalho e seus resultados joao

    ResponderExcluir