terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tudo o que é bom acaba...

Voltamos para São Paulo. E como não poderia deixar de ser, fomos recepcionados com uma chuva daquelas... (descobrimos depois que os ventos em Cumbica chegaram a 105 Km/h apenas 10 minutos após nossa segura aterrissagem).

No final de semana, os computadores do hotel resolveram cair na preguiça. Já em casa, fica melhor contar as últimas emoções argentinas.

O sábado foi dedicado às caminhadas pela cidade. Buenos Aires é grande, sim, mas nada comparada à imensidão paulistana. Se você quiser conhecer a região da Calle Florida - o calçadão que reúne galerias, lojas e camelôs vendendo penduricalhos a céu aberto -, pode preparar a máquina para tirar belas fotos no topo da Plaza San Martín.

Ali estão os Monumentos ao General San Martín e o Museo de Armas, com sua fachada imponente e bela. No meio da praça, a flora torna o lugar ainda mais charmoso. A mescla de verdes, marrons e roxos deixará suas fotos ainda mais encantadoras.

Da "varanda", vê-se a Torre dos Ingleses e a Estação de Trem Mitre logo ao lado. Mais embaixo, está o porto do Rio da Prata e as linhas de trem que levam passageiros cansados de volta para casa (ou rumo a outro passeio inesquecível).

Depois de saborear as delícias dessa visão magistral, caminhe pela Calle Florida, tome um café no Havana de alguma esquina (e não se esqueça de provar as Coronitas!) e prepare-se para conhecer a Casa Rosada. Porque depois da curiosidade geral em fazer-se presente no portão da pequena e decepcionante Casa Branca, as pessoas geralmente querem ver como é a Casa Rosada. E isso é um capítulo a parte (leia aqui).

Mas voltando ao roteiro. Logo no final da Florida (que não tem mais do que 5 quarteirões), você chegará à praça da Casa Rosada (a dita cuja). E ali encontram-se também a Catedral Metropolitana, o Cabildo e a sede do Banco de La Nación. Além disso, uma ou outra manifestação política vai chamar a sua atenção. Se você for para lá até o ano que vem, aliás, vai se deparar com mil protestos pelas ruas da capital. Em ano político, o argentino sacode a poeira e hasteia as bandeiras, praticando a esperança de dias melhores.

Para a noite, escolha um dos restaurante que ficam em La Recova, ao lado do Four Seasons. É uma região revitalizada da cidade, embaixo de um viaduto. Deixe-se surpreender por esse cantinho aconchegante, onde estão os restaurante mais chiques de Buenos Aires.


Nenhum comentário:

Postar um comentário