domingo, 31 de outubro de 2010

Vida real

Duas visitantes assíduas do Pelo Brasil, Pelo Mundo se conheceram, enfim, na vida real. Maria José vive em Braga, Portugal, e enviou notícias durante toda a Copa do Mundo. Agora, conta como foi seu encontro com Solange, que mora em Guaratinguetá, interior de São Paulo.

Parece que a transposição de uma amizade virtual para a realidade deixou as duas muito emocionadas. Tomara que esse seja o começo de uma longa convivência.


Por Maria José, direto do velho continente, em português de Portugal

O que poderá haver em comum entre duas cidades, situadas em continentes diferentes?

Guaratinguetá (no Brasil, Centro, Estado de São Paulo)

Braga (em Portugal, Norte, Região do Minho)

Foi o que vieram a descobrir "duas amigas virtuais", que há dois anos começaram a trocar mensagens e informações pela Internet.

Até que, no passado dia 22 de Outubro, conheceram-se pessoalmente. O encontro foi em Braga, pois a amiga virtual de Guaratinguetá veio de férias a Portugal.

A amiga de Guaratinguetá é vizinha de uma prima da amiga de Braga e foi assim que se deu o primeiro passo para esta comunicação virtual que, com o passar do tempo, se foi acentuando e reforçando, pois havia muito em comum: interesses, ideais, conhecimentos.

Apesar da distância física, tornaram-se amigas e confidentes e concretizaram a vontade de se conhecerem pessoalmente, ficando a promessa de férias em comum no próximo ano.

Nesta oportunidade, a amiga de Portugal ficou a conhecer a história de Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil (em Guaratinguetá), e recebeu de presente uma imagem do Santo e um terço.


A amiga do Brasil ficou a conhecer a cidade e a Igreja Sé de Braga, que é o templo católico mais antigo de Portugal, e é por isso que usamos a expressão popular "é mais velho que a sé de Braga", quando queremos falar que uma coisa é antiga.

Com o aparecimento da Internet – a rede mundial de comunicação – e a sua utilização generalizada, surgiram oportunidades de comunicação de uma forma económica, rápida e cómoda, adequadas ao ritmo da vida actual.

E este é um exemplo de que, se a Internet for usada de forma consciente e responsável, torna-se um recurso importante para a comunicação, com o qual podemos criar oportunidades que melhorem as nossas condições de vida.

Um comentário: