quarta-feira, 27 de outubro de 2010

34ª Mosta Internacional de Cinema de São Paulo


"O domingo (24/10) no parque do Ibirapuera reuniu mais de 12 mil pessoas para a espetacular e histórica projeção do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang (1927), em cópia restaurada e em primeira exibição na América Latina. A projeção foi acompanhada pela Orquestra Jazz Sinfônica, conduzida pelo maestro João Maurício Galindo. A projeção foi feita na parte externa do Auditório Ibirapuera que tem abertura de seu palco voltado para o parque. "

Assim está escrito no site Jornal da Mostra, que divulga as informações a respeito da 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. E eu tive o prazer de estar lá, no Parque do Ibirapuera, em uma noite fria de domingo, vendo por alguns minutos aquele espetáculo a céu aberto.

Espetáculo não só pela ideia de projetar um clássico do cinema na parede branca do Auditório; espetáculo não só por descobrir como as pessoas assistiam aos filmes no cinema mudo acompanhado por orquestra. Espetáculo porque eram 12 mil pessoas concentradas, caladas, com os olhos e os ouvidos atentos ao que acontecia naquele momento, no meio da metrópole paulistana.

Está certo, presenciei o momento por apenas alguns segundos. Estava vindo de uma viagem ao sul de Minas Gerais e, passando pelos portões do Parque, decidimos (eu e meus pais) parar saber o que estava acontecendo. E o que aconteceu foi uma manifestação pública de como uma pequena multidão pode admirar um avento a céu aberto, público, democrático... E tudo sem dar um pio, sentadinha, sentindo o prazer de ter estado ali.

A organização da Mostra de Cinema e todas as pessoas que foram até lá estão de parabéns. Espero que outras oportunidades venham em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário