terça-feira, 15 de junho de 2010

Aventuras jornalísticas na África do Sul



Por Ana Maria Monteiro

Um jornalista precisa de um pouco de sorte e muitos contatos. Conversando aqui e ali, descobrimos pessoas que têm uma grande história para contar ou que fazem, de um de nossos dias, uma boa surpresa.

Quando estamos em terra estrangeira, o negócio é fazer amigos. Uma das pessoas mais incríveis que encontrei, desde que cheguei, foi uma empresária que tem uma longa cartilha de conhecidos e está sempre prestes a ajudar. Um de seus contatos é o radialista Gareth Cliff, da estação 5 FM, uma das rádios da rede governamental SABC (South African Broadcasting Corporation). Gareth é conhecido pelo seu humor nas manhãs de vários sul-africanos em todo o país. E aquela história do amigo de um amigo meu, me levou a conhecê-lo.

Hoje, em uma dessas manhãs, eu e Matheus Sukar, outro jornalista brasileiro que está hospedado na guest house, fomos convidados pelo produtor de Cliff para comparecer ao programa para uma entrevista. Apesar do frio, 4 graus Celsius, conhecer os estúdios de rádio e TV da SABC e conversar com o ídolo foi recompensador.

Gareth nos perguntou sobre a campanha do Brasil na Copa do Mundo, um pouco sobre sociedade e no final nos pediu para cantar alguma canção típica da torcida brasileira. Quem me conhece sabe que, em outras situações, meu canto seria inaceitável…

Hoje à noite aconteceu a estreia do Brasil na Copa. Estive no estádio de Ellis Park e em breve conto mais desta experiência.

Ana Maria Monteiro é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Sua primeira visita a terra dos Bafana Bafana foi em 2009. Durante a Copa, ela mostra para o blog Pelo Brasil Pelo Mundo o que a fez se apaixonar pela África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário